14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Risalentejo recolheu mais de 620 toneladas de recicláveis entre 2019 e 2022

A Risalentejo, empresa Intermunicipal de valorização de Resíduos, através do projeto POSEUR, recolheu mais de 620 toneladas de resíduos recicláveis entre 2019 e 2022, o que representa um aumento de 77% nos concelhos de Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

Segundo a Rádio Sines, a candidatura permitiu a implementação do sistema PAYT (Pay as you throw, em português, paga pelo resíduo que produzir), associado à recolha porta-a-porta, permitindo aumentar significativamente a recolha seletiva nos seis concelhos aderentes. Tratou-se de um investimento de mais de 383 mil euros, com comparticipação do Fundo de Coesão, que comparticipou com mais de 326 mil euros.

O projeto inclui ainda a aquisição de quatro viaturas para a recolha seletiva porta-a-porta e PAYT de 4551 contentores de 40 litros para deposição de vidro e a automatização do Ecocentro de Beja. Foi também possível adquirir um sistema de controlo para a ilha ecológica de Moura.

A Risalentejo foi criada pela Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão do Ambiente (AMALGA) em maio de 2004 e, desde junho desse ano que é responsável pelo Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Baixo Alentejo.

 

Foto: Rádio Sines

Fonte: Rádio Sines

Populares