A Proteção Civil informa que, de acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), se prevê para esta semana um agravamento das condições meteorológicas, com acentuado aumento da intensidade do vento e a manutenção de valores de temperatura acima do habitual para esta época do ano, com valores entre 25ºC e 28ºC nas regiões do Centro e Sul.
Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio até quarta-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em todo o território continental, com níveis Elevado a Muito Elevado.
Segundo a mesma fonte, Gavião, Nisa e Marvão surgem com risco Médio Elevado de Incêndio e Ponte de Sor, Castelo de Vide, Vila Viçosa, Elvas e Campo Maior com risco Elevado de Incêndio.
Considerando a situação operacional, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) determinou o reforço e o pré-posicionamento de meios da Força Especial de Bombeiros e da Guarda Nacional Republicana, entre os quais a Equipa de Combate a Incêndios Rurais – Portalegre e a Equipa de Combate a Incêndios Rurais – Estremoz.
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível MUITO ELEVADO ou superior, a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, que definirá o acompanhamento necessário para a sua concretização, considerando o risco.