No dia de hoje, 16 de agosto, houve uma redução significativa no que toca ao risco de incêndio em vário concelhos do Alentejo, no entanto, alguns concelhos do Alto Alentejo continuam a apresentar risco máximo de incêndio rural.
Segundo o Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta, no distrito de Portalegre, os concelhos de Castelo de Vide, Crato, Marvão e Portalegre, que por estes dias têm apresentado risco máximo de incêndio rural, viram esse risco ser reduzido para muito elevado, mantendo-se os concelhos de Nisa e Gavião em risco máximo de incêndio e os restantes concelhos do Alto Alentejo em risco elevado.
No distrito de Évora, os concelhos de Borba, Estremoz, Mora e Vendas Novas apresentam risco moderado de incêndio rural, com restantes concelhos do Alentejo Central a apresentarem risco elevado.
No distrito de Beja, apenas os concelhos de Almodôvar e Odemira apresentam risco muito elevado de incêndio, com os restantes concelhos do Baixo Alentejo a apresentarem risco elevado de incêndio rural.