17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Roberto Grilo, presidente da CCDRA fala sobre Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano para o Alentejo (c/som)

À margem da reunião da Rede de Ciência do Portugal 2020, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Roberto Grilo, falou sobre os avisos de concurso aos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e o respetivo investimento.

O presidente da CCDRA começou por referir-nos que “os PEDU que são os centros estruturantes , têm os avisos abertos tendo  os contratos já sido assinados”.

Questionado sobre o montante de investimento deste Programa Operacional Regional revelou-nos que “a região tem 26 candidaturas contratualizadas (…) estamos a falar de um montante de investimento de 150 milhões de euros a que corresponde aproximadamente 130 milhões de euros de FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Sobre o lançamento dos avisos de concurso do Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) vocacionado para os centros complementares, expressou que “também temos tudo pronto, estamos só a aguardar porque a região mais uma vez, relativamente até às outras regiões está mais avançada, temos o processo neste momento em audiência prévia, que termina também esta semana”. Acrescentando que “estamos em condições antes do final do mês, para ter tudo assinado agora temos aqui alguma coordenação que tem que ser feita ao nível nacional com a tutela”.

Segundo Roberto Grilo “na região está tudo concluído e em andamento (…) temos o aviso também, já só falta assinar os termos de aceitação que serão ainda durante este mês”.

Instado a adiantar-nos a verba afeta ao PARU, refere que “estamos a falar de uma dotação de 18,7 milhões de euros para a reabilitação que são para 30 centros dos 32 que se podiam candidatar”.

No que concerne ao Plano de Mobilidade Urbana Sustentável assegurou que “estão abertos os avisos, já temos a avaliação dos setores relativamente aos planos de mobilidade das CIM (Comunidades Intermunicipais) e que agora também vamos abrir as candidaturas que têm que haver um enquadramento com esses planos de mobilidade feitos pelas Comunidades Intermunicipais, portanto, também está em condições e temos aviso para as candidaturas a esse nível”.

Populares