O concelho de Alandroal volta a estar em festa a partir desta sexta-feira, 26 de abril, com o início da romaria em honra de Nossa Senhora da Boa Nova na Freguesia de Terena.
Reconhecendo a importância destas festividades o município de Alandroal tem este ano uma “participação mais ativa”, disse à RC o autarca João Grilo, que explica que a autarquia “assumiu a coorganização do evento”.
Segundo o autarca, que falava a esta estação emissora nas comemorações dos 45 da Revolução dos Cravos, significa o facto de o município fazer parte da organização que a Câmara “está mais presente e dá mais apoio”, não fosse a romaria uma das festividades do concelho que tem “identidade muito séria e muito própria” e no qual o religioso assume um papel muito importante assim como “a componente sociocultural”, acrescentou.
Nesse sentido volta a marcar presenta a Feira de Produtos Locais, o espaço de apoio ao peregrino, que “é muito bem acolhido sobretudo pelas pessoas que fazem as suas peregrinações”, e a autarquia volta a apoiar o Passeio Solidário Seixal-Terena que se tem assumido como “uma marca neste evento e que este ano vai reunir mais apoios e participações, inclusive de equipas de ciclismo”, disse o autarca.
João Grilo sublinha ainda que a romaria em honra de Nossa Senhora a Boa Nova está entre as três festividades em que o município entende que “deve estar presente, revitalizar e fortalecer como sendo parte da identidade cultural”, a par das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição no Alandroal e as Festas da Santa Cruz na aldeia da Venda.