O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, diz que Romaria a Cavalo de N.ª Sr.ª D’Aires recebeu “mais ou menos 500 inscrições e isso significa que, ao entrarem em Viana, está o dobro dos cavalos. Entraram certamente em Viana perto dos 1.000 cavalos”. E o autarca garante que está já a “trabalhar para o próximo ano”.
Luís Miguel Duarte arrisca-se mesmo a dizer que esta “foi a maior romaria de sempre. Tudo ajudou, o tempo ajudou, os romeiros ajudaram, as alterações dos percursos ajudaram e a Nossa Senhora da Boa Viagem [a santa padroeira da vila portuguesa da Moita] também”.
No entanto, o autarca, em declarações à Rádio Campanário, recordou o trágico acidente que marcou o certame. Um homem de 56 anos perdeu a vida e o seu filho de 28 anos ficou ferido após serem atropelados por uma charrete participante na Romaria a Cavalo que liga Moita a Viana do Alentejo.
“É verdade, foi marcado por essa tragédia. Já endereçámos as condolências à família” mas “há coisas que não podem parar e a romaria, tendo atingido o tamanho que atingiu ao longo destes anos, tem de continuar.
Entrevista de Augusta Serrano; Texto de Carlos Caldeira