A cidade de Elvas quer atingir um novo Recordes Guiness, numa iniciativa da ARKUS, Associação Juvenil, com mais de milhar e meio de pessoas a tocar a Ronca, no âmbito do projeto “Viver a Tradição!”.
Esta é uma das tradições mais antigas e genuínas da cidade e esta manhã, o Coliseu Rondão de Almeida, recebeu perto de 2000 mil pessoas para ajudar a cumprir este desígnio.
Rondão de Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, mostrou-se muito satisfeito pela adesão à iniciativa e em declarações à Rádio sublinhou a importância deste momento.
O Autarca começou por nos referir “tenho um grande sentimento de gratidão por todos aqueles que ao longo dos anos têm feito com que esta tradição não se perca.”
Identitária da cidade de Elvas, as “Roncas” encantam hoje gerações diferentes.
O Presidente da Autarquia manifestou ainda um agradecimento especial ao Prof. Beirão, da Arkus, pelo trabalho de sensibilização que a Associação tem feito ao longo dos anos, em especial junto dos mais novos, consciencializando-os para a importância desta tradição e de a manter viva.
Este é um motivo de orgulho para o Edil que considera “é das coisas mais importantes: as pessoas de hoje quererem preservar os usos e costumes dos nossos antepassados, passando-os para os nossos vindouros.”
Mais do que uma preparação para a entrada no Guiness no próximo ano, a iniciativa prima sobretudo “manter as tradições dos nossos antepassados, o que está a ser feito de forma muito inteligente, garantindo que no futuro o Natal de Elvas continuará bem vivo e a cumprir a tradição.”
“Somos gratos por tudo o que foi feito pelos nossos antepassados , para que os homens e mulheres do presente as possam transmitir para o futuro” evidenciando que “sem passado não há futuro.”