Rosa Zorrinho, que exerceu funções de administradora no Hospital de Évora e foi presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, é o nome que surge na tarde de terça-feira, 12 de Dezembro, para substituir o demissionário secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, noticiado na mesma tarde.
De acordo com uma nota enviada às redações, o Governo faz saber que a exoneração do cargo exercida por Manuel Delgado, na sequência do caso de suspeitas de irregularidades na Raríssimas, foi aceite pelo gabinete do primeiro-ministro António Costa, e faz saber ainda que Rosa Zorrinho vai assumir o cargo de secretária de Estado da Saúde.
Com um longo percurso na saúde, parte dele exercido no Alentejo, presidiu ao conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, entre 2005 e 2011, onde já tinha sido vogal entre 1996 e 2002.
Antes disso, entre 1990 e 1996, foi administradora no Hospital do Espírito Santo, em Évora, responsável pela gestão dos recursos humanos, instituição à qual retornou de 2002 a 2005 na qualidade também de administradora com o pelouro dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica e serviços hoteleiros.
Rosa Zorrinho, esposa do comentador semanal da Rádio Campanário, Carlos Zorrinho, é Licenciada em sociologia pela Universidade de Évora e pós-graduada em administração hospitalar, havia assumido a presidência da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo no início de 2016.
A tomada de posse da nova secretária de Estado da Saúde está marcada para as 19h30 desta terça-feira, no Palácio de Belém.