O Roteiro Ecologista do PEV, que no passado dia 1 de março, teve início em Lisboa, percorrerá o país em 2023, dando continuidade a um trabalho de proximidade com as populações e os problemas que enfrentam. Este Roteiro, que reforçará o valor das propostas, ações e lutas de uma agenda ecologista comprometida e consequente, alerta para a necessidade de políticas ambientais demarcadas de lógicas “lavadas de verde” para enfrentar os sérios desafios sociais e ambientais que no nosso território ameaçam a natureza e as populações.
Entre os dias 8 e 11 de março, o Roteiro Ecologista de Os Verdes rumará ao Alentejo e Algarve, com um programa dedicado ao Roteiro da Água. Com este programa pretendemos dar às questões da água a visibilidade que estas merecem, ouvindo instituições públicas, associações, movimentos e população.
A água é um recurso natural essencial, cuja importância é indiscutível como fonte de vida no nosso Planeta. É um elemento fundamental ao equilíbrio existente nos sistemas terrestres e tem um grande valor não apenas na dimensão ambiental, mas também ao nível social e do desenvolvimento.
A água é um bem e um direito de toda a humanidade, é um recurso estratégico de cada comunidade e país, pelo que os modelos de gestão devem garantir, em equidade, o acesso à água potável e ao saneamento, bem como a proteção do recurso e para isso têm de ser públicos.
Por se tratar de um direito, o qual não pode ser negado a ninguém, o PEV considera inconcebível que a gestão do seu abastecimento e do saneamento seja feita em função de uma lógica de obtenção de lucro. Por isso, os Verdes são frontalmente contra a privatização do sector da água ou da concessão da sua gestão a privados. E só concebem a gestão pública que obedeça ao princípio do direito humano à água, declarado pela ONU, assim como ao princípio do uso eficiente da água, tendo em conta a escassez do recurso e a ameaça das alterações climáticas.
Nos territórios por onde este roteiro vai andar, a questão da escassez da água coloca-se com mais intensidade e é necessário lutar por políticas sérias de investimento e de gestão deste recurso.
Os Verdes, que querem promover processos de envolvimento, partilha, reflexão e participação, pretendem contribuir, com estas visitas e conversas, para soluções mais concretas, transparentes e eficazes.
PROGRAMA “ROTEIRO DA ÁGUA”
8 Março – Algarve
10h30 – reunião com a associação Almargem -Loulé
12h15 – declarações à Imprensa frente ao mercado municipal de Loulé
16h00 – visita Quinta da Rocha – Portimão
17h00 – visita às Alagoas Brancas- Lagoa
9 Março – Litoral Alentejano / Santiago do Cacém
10h30 – Visita à Herdade da Sanchinha
15h30 – reunião com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém
17h30- declarações à Imprensa no Centro Nacional de Educação Ambiental e Conservação da Natureza, no Monte do Paio
10 Março – Alentejo Central
10h30 – Visita à ETAR de Vendas Novas (declarações à Imprensa no final da visita)
15h30 – Visita ao Montado do Freixo do Meio, Montemor-o-Novo
20h00 – jantar ecologista em Rio de Moinhos (Borba)
11 Março
11h00 – reunião com a Associação Água Pública – delegação de Évora
12h30- declarações à Imprensa frente à Associação Povo Alentejano, Rua 5 de Outubro, nº75, Évora.