O mármore alentejano reveste desde quarta-feira (31 de outubro), a Mint Street, na margem sul do Rio Tamisa, em Londres, no âmbito do Festival de Design de Londres.
Na obra foram usadas 40 toneladas de mármore em vários tons de rosa e azul, transportados em dois camiões a partir de Estremoz.
Em destaque no evento, a obra surge como a primeira de caráter permanente, sendo descrita como “um tapete de mármore reciclado”, foi elaborada com excedente da pedra rejeitada por empreiteiros, arquitetos e designers devido a falhas, descoloração ou imperfeições e que normalmente é enviado para escombreiras, os aterros das pedreiras.
A obra do designer cipriota Michael Anastassiades junta a Experimenta Design e a Assimagra – Associação dos Recursos Minerais de Portugal, num programa de internacionalização da pedra portuguesa.
A Mint Street é uma pequena rua no município de Southwark, no sul de Londres, numa área onde viveu o escritor Charles Dickens, e que tem vindo a ser alvo de uma regeneração urbana, protegendo os edifícios históricos típicos da era vitoriana, do final do século XIX.
O designer escolheu esta rua por surgir como uma das vias de entrada para um parque público.