A população de Redondo está já a trabalhar na ornamentação das ruas da vila, com flores de papel, uma tradição que remonta a 1838 e que se repete este ano.
As Ruas Floridas são um evento bienal de base popular, e consiste na decoração das ruas da vila de Redondo com flores e outros objetos elaborados em papel colorido. Ao longo dos anos a festa foi evoluindo e transformou-se numa competição que comporta quase tudo.
Os residentes de cada rua organizam-se e escolhem um tema, cabendo a coordenação geral ao Município de Redondo.
À Rádio Campanário, António Recto presidente do município redondense diz que “já houve reuniões com os responsáveis das ruas, neste momento o programa está a decorrer, as pessoas estão a trabalhar e vamos ter mais duas ruas que a última edição”, num total de 46, “cada uma com o seu tema, está a correr a um bom ritmo”.
António Recto refere não estar muito preocupado “com a dimensão mas sim com a qualificação, entendemos que este projeto resulta numa maior qualidade e que durante os primeiros nove dias do mês de agosto, consigamos trazer a Redondo uma centenas de milhares de pessoas entre as quinhentas e seiscentas mil pessoas”, acrescentando, “os indicadores que temos é que este número venha a ser ultrapassado”.
O autarca redondense diz que a iniciativa deste ano deverá importar em mais de 200 mil euros, mas é um investimento superável, “é um ótimo investimento para o concelho e um ótimo investimento para a região, temos que pensar e olhar para o futuro”.
Recorde-se que as Ruas Floridas de Redondo venceram o Prémio Evento Público 2013, na Gala dos Eventos 2014 sob a organização da Expoeventos.