O Município de Redondo vai apresentar oficialmente a edição de 2023 das Ruas Floridas de Redondo.
A cerimónia está agendada para o próximo sábado, 24 de setembro, a partir das 11h00, junto à Praça Dom Pedro IV, em Lisboa.
A história conta que foi em 1838 que se registaram os primeiros ornamentos em papel, quando os populares, de forma tímida, começaram a engalar as portas e janelas por ocasião das festas em honra de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz, tendo os adornos acompanhado a festividade durante décadas.
Em 1976, o Grupo Pró-Amigos de Redondo retomou a tradição, desafiando os moradores a decorar as suas ruas com figuras e adereços de papel. No entanto, terá sido a atribuição polémica de um prémio a uma artéria da vila o motivo para o evento se voltar a perder no tempo.
Mais tarde, em 1993, a Câmara Municipal fez renascer a tradição. Nesse ano, foram engaladas três ruas e o número de participantes nunca mais parou de crescer. 2023 Esta manifestação cultural conseguiu afirmar-se, e é hoje uma das tradições com mais notoriedade a nível nacional, cuja organização envolve centenas de habitantes locais que dão as mãos à criatividade, fazendo jus a um trabalho que é arte pura.
A pandemia obrigou ao cancelamento do evento em 2021.
No próximo ano, espera-se que largos, travessas, ruas, jardins e praças voltem a estar decorados com um “mar” de papel, onde se mergulha nas cores do arco-íris para exibirem, orgulhosamente, a tradição mais tradicional do Concelho de Redondo, engalado com o amor e a entrega que as gentes que cá moram lhe dedicam.
As Ruas Floridas de Redondo já receberam vários prémios, nomeadamente:
-Iniciativa Turismo do Alentejo 2013, no âmbito da quarta edição dos Prémios Turismo do Alentejo;
– Prémio Evento Público 2013, por ocasião da Gala dos Eventos de 2014;
– Prémio da Revista Mais Alentejo 2017, na categoria “Mais Tradição”.