Rui Nabeiro, Alentejano e fundador da Delta Cafés e Presidente do Grupo Nabeiro, esteve em destaque na Folha de São Paulo, onde recordou o seu percurso, dizendo que não tem planos para deixar de trabalhar, como avançado pelo jornal económico.
A Empresa, criada pelo próprio, em 1961, em Campo Maior, no Alentejo, emprega hoje mais de mil trabalhadores.
Rui Nabeiro fala, na entrevista sobre a criação da empresa e, também, do seu contributo para apoiar a melhoria do nível de vida dos moradores da cidade, com acesso a saúde e educação.
“Nesta terra, toda a gente tem trabalho, toda a gente vive razoavelmente bem, para não dizer alguns muito bem”, afirma, Rui Nabeiro, ao “Folha de São Paulo”.
Falou ainda dos projetos educacionais conduzidos pela fundação coração Delta, que é a associação que cuida dos projetos sociais do grupo.
O Empresário, de 90 anos, responde à pergunta, do jornal brasileiro, sobre quando pretende deixar de trabalhar: “Como é que eu vou deixar de trabalhar, se estou a trabalhar com gosto? Se eu me sinto feliz e sinto-me orgulhoso de mim próprio? Gosto muito do que faço. Sinto que posso ainda distribuir e fazer pelos outros”.
O seu reconhecimento é tão elevado que o jornal Brasileiro lhe dá um destaque, com a frase: “Milionário português eleva padrão de vida da cidade natal. Filantropo melhorou indicadores de salário e longevidade de vila pobre no Alentejo”.
Sobre o início do negócio, Rui Nabeiro explicou àquele jornal: “Dizia-se que as torrefações [de café] que existiam já eram suficientes. Estudei o que as outras empresas estavam a fazer, vi que poderia fazer melhor, e fiz”.
“Eu comecei a levar o meu café numa carrinha, numa camionete, sempre à porta do cliente. Investi na proximidade e consegui conquistar o público português”, afirmou Rui Nabeiro, hoje com um património avaliado em 462,2 milhões de euros, sendo assim a 15.ª pessoa mais rica do país.
Toda a riqueza que tem vindo a acumular, fez com que decidisse investir na sua terra natal, Campo Maior.
Rui Nabeiro, que começou a trabalhar aos 14 anos para ajudar a família, além do apoio que presta à população da cidade, construiu também o Centro Educativo Alice Nabeiro, com atividades complementares para quase 200 crianças.