O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, em visita à Ovibeja, acusou hoje, 4 de Maio, o Partido Social Democrata (PSD) e o Partido Socialista (PS) de estarem a fazer “um ataque à democracia” por “tentar impedir” a realização de debates sobre as eleições europeias com todos os partidos.
Rui Rocha, que salientou a importância da agricultura na economia portuguesa, em declarações aos jornalistas, disse que aqueles dois partidos “não querem que os portugueses tenham o conhecimento necessário” sobre os candidatos e as propostas das outras forças políticas. “Os debates são muito importantes, chegam a muitas centenas de milhares de pessoas e esclarecem os portugueses”. Estão “a tentar esconder os candidatos das outras forças políticas”.
Para o presidente da Iniciativa Liberal a Ovibeja — uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, já na sua 40ª edição — contribui para o enriquecimento da economia e autonomia do País, graças ao potencial que a agricultura apresenta. É “uma demonstração de vitalidade e importância do sector” agrícola.
E Rui Rocha relembrou a ex-ministra da Agricultura do PS, Maria do Céu Antunes, alertando o facto “dos 100 milhões de euros destinados para o sector agrícola” que não foram dotados no Orçamento do Estado para 2024.
O líder dos liberais recordou ainda que Maria do Céu Antunes não esteve presente na Ovibeja em 2023, considerando tal como um “padrão de incompetência”. No entanto, refira-se que a ex-ministra não visitou o certame porque a ACOS fez saber com antecedência que não a convidava, nem a qualquer membro do governo socialista.