No passado domingo (11 de Março) a iniciativa Saberes e Sabores de Outras Gentes ofereceu à vila de Redondo um dia repleto de atividades, onde foram cantados os hinos das comunidades integrantes e foram inauguradas duas exposições dedicadas às comunidades estrangeiras.
A Rádio Campanário acompanhou a iniciativa e falou com o presidente do município redondense, António Reto, que afirma que a autarquia alentejana “sempre viu as comunidades estrangeiras com um olhar especial”.
Segundo o presidente, no entendimento do município “proporcionar o bem-estar é uma obrigação com a população em geral”, e esta iniciativa que já vai na sua sexta edição, pretende que se sintam “no concelho de Redondo como se sentiriam nas suas próprias terras”.
António Reto sublinha que as comunidades estrangeiras “contribuem para o desenvolvimento económico”, indicando que no concelho estão atualmente “200 e tal estrangeiros que se têm mantido ao longo dos anos e já tem laços familiares com portugueses”, e têm um forte contributo para “combater a desertificação do interior”.
Também á RC, a embaixadora romena em Portugal, Ioana Bivolaru, destaca o “grande apoio da Câmara Municipal de Redondo” perante a comunidade romena, que para além de ser a maio, considera que “é bem recebida”.
A embaixadora carateriza como “impressionante” o carater multicultural do concelho alentejano, considerando que a receção a esta comunidade composta por mais de 70 emigrantes é feita de forma “tolerante, recetiva e agradecida”.
Inna Ohnivets, embaixadora da Ucrânia em Portugal, disse à RC que a comunidade ucraniana é “é bem recebida e sente-se muito bem” no concelho redondense.
A embaixada ucraniana vai “desenvolver a cooperação com a vila de Redondo”, garantiu Inna Ohnivets, reforçando a participação “nestes eventos” e possibilitando atrair empresários ucranianos, pois considera ser uma boa região para investir.
{gallery}redondo_SabereseSabores18{/gallery}