No Alentejo, existem dez concelhos que nunca mudaram de cor política, sendo que sete deles sempre foram liderados por comunistas, e três por socialistas.
Reguengos de Monsaraz (Évora), Campo Maior e Gavião (Portalegre), são os três concelhos que sempre tiveram os seus destinos liderados por autarcas do PS. Por outro lado, Avis (Portalegre), Arraiolos, Mora e Montemor-o-Novo (Évora), sempre foram liderados por autarcas da CDU (inclui APU e FEPU). Castro Verde, Serpa (Beja) e Santiago do Cacém (Alentejo Litoral) tiveram sempre autarcas do PCP.
Entre os 47 concelhos da região Alentejo, existem dois concelhos que só tiveram dois autarcas, sendo eles Reguengos de Monsaraz, que durante 33 anos foi liderado pelo autarca Vítor Martelo, e Castro Verde, onde Fernando Caeiros foi edil durante 32 anos.
Por outro lado, também na região Alentejo se situa um dos concelhos que ao longo dos anos conheceu mais autarcas, Alvito (Beja), que entre vitórias de diversos partidos, desde o PS ao PSD, passando por independentes, contabiliza nove presidentes de câmara.
Atualmente, João Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Beja desde 2013, surge como o autarca com mais anos em funções, totalizando 37 anos consecutivos como líder autárquico, 33 dos quais no município de Serpa.