A freguesia de Santa Eulália voltou esta terça feira, 14 de janeiro, a reviver a tradicional matança do porco, no âmbito das comemorações do feriado municipal no concelho de Elvas.
A iniciativa, que se iniciou no Largo Capitão Carpinteiro, é organizada pela Junta de Freguesia desta localidade, sendo que depois da matança os residentes são convidados a provar o porco, no já habitual almoço convívio.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com Cecília Fortalezas, secretária da Junta de Freguesia de Santa Eulália, que nos explica que “é uma tradição da freguesia esta matança do porco”.
A secretária refere que “faz-se a matança do porco aqui neste largo, procede-se ao desmanche e depois é assado aqui no largo e comido pela população”.
O almoço convívio que se segue é “aberto a toda a população, estão todos convidados a vir aqui comer o porco”.
Para João Charruadas, mais conhecido por Xixas, responsável por matar o animal, ““é uma iniciativa da junta de freguesia que já realizamos faz alguns anos”.
‘Xixas’ refere aos nossos microfones que “o porco tinha cerca de 150 kg”, acrescentando que “temos aqui carne para toda a tarde”.
João Charruadas considera que esta tradição “é uma forma diferente de assinalarmos o 14 de janeiro”.
{gallery}santaeulalia_matanca_2020{/gallery}