O evento Poesia em Manuel da Fonseca assinala, nos dias 21 e 22 de março, na cidade de Santiago do Cacém, o Dia Mundial da Poesia com uma tertúlia, que reúne amigos do escritor, e um espetáculo que junta a palavra, a dança, a música e o cinema.
O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, sublinha a importância da iniciativa para “celebrar e enaltecer a obra de Manuel da Fonseca, filho do Concelho de Santiago do Cacém e um dos rostos maiores da literatura Portuguesa do século XX. O Município recebeu com satisfação o convite do INATEL para participar nestas comemorações, que envolvem várias pessoas e entidades ligadas à cultura. Seguramente que os dois momentos programados vão ser de valorização da cultura e da figura maior de Manuel da Fonseca”.
Álvaro Beijinha destaca a participação de companheiros e amigos do autor na tertúlia Celebrar Manuel da Fonseca. “Sabemos que o autor, para além do génio literário, era uma pessoa simples que adorava conversar e estar com os seus amigos. Por isso, esta tertúlia será o revisitar destes encontros, por quem com ele privou, e para quem não o conheceu será o momento para descobrir o lado mais pessoal do escritor.”
O programa do evento Poesia em Manuel da Fonseca prevê:
– Tertúlia Celebrar Manuel da Fonseca, no dia 21 de março, às 21h00, no Café Piriquito, Largo 25 de Abril, com Paula Rodrigues, Sérgio Bento, Carla Fonseca, Sofia Fonseca e José Baguinho, moderado por Susana Marques e contando também com a participação do Grupo Coral Vozes Além’ Tejo.
– Espetáculo Poesia em Manuel da Fonseca, no dia 22 de março, às 21h00, no Auditório Municipal António Chainho, com a participação de António Chainho, Vitorino, Melânia Gomes, Nelson Cabral, Paulo Ribeiro, Jorge Ganhão, Charlie Mancini, Napoleão Mira e Grafonola Voadora. Direção artística de Luís Raposo Cruz.
A iniciativa conta com a organização da Fundação INATEL numa parceria com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, destina-se a maiores de 4 anos e a entrada é gratuita, apenas sujeita à lotação.