O novo Polo de Saúde de Abela vai ser inaugurado no dia 9 de setembro, a partir das 18h00. Para a concretização deste projeto a Câmara Municipal de Santiago do Cacém cedeu um lote de terreno à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) a título gratuito, em virtude de se destinar à construção de um polo de saúde e o mesmo ser de manifesto interesse público. A ULSLA, com o apoio de Fundos Comunitários, avançou com a construção deste novo edifício, num investimento na ordem dos 138 mil euros, conforme divulgado pelo município.
A Câmara Municipal vê com satisfação a concretização deste projeto, sublinhando que há mais respostas que necessitam ser dadas ao nível dos cuidados de saúde à nossa população, seja através de mais profissionais como de condições físicas dos espaços destinados à saúde pública.
Com este novo equipamento pretende-se dar, aos utentes e profissionais de saúde, melhores condições e conforto. O novo polo é constituído por um gabinete médico e outro de enfermagem, sala de tratamentos, sala de espera e parque de estacionamento para utentes e ambulâncias.
Recordamos que numa reunião realizada em julho, deste ano, os responsáveis da ULSLA avançaram à Autarquia que o financiamento para a construção do novo Centro de Saúde de Santiago do Cacém está assegurado através do Plano de Recuperação e Resiliência. Foi, também, transmitido que o atual Centro de Saúde será alvo de melhorias para poder continuar a dar resposta aos utentes. O Centro de Saúde de Santo André será qualificado e estão previstas intervenções nas extensões de saúde do Cercal do Alentejo e de Ermidas-Sado. Está, ainda, prevista a criação de um Gabinete de Medicina Dentária e um Gabinete do Movimento e Reabilitação.
Foto/Fonte: CM Santiago do Cacém