A Iberdrola e a Prosolia vão investir em conjunto 850 milhões de euros em quatro parques solares em Espanha e numa central em Portugal, localizada em Santiago do Cacém, até 2025.
De acordo com o Jornal de Negócios, a informação foi avançada por Pedro Pestana Aguiar, membro do conselho de administração da Prosolia, à agência Reuters referindo que as empresas pretendem atingir uma capacidade de produção total de 1,5 gigawatts (GW) nos próximos quatro anos, distribuídos por quatro parques solares fotovoltaicos em Espanha e por uma central em Portugal que, de acordo com o mesmo responsável, equivale a toda a capacidade instalada atual do país.
De acordo com a mesma fonte, a Iberdrola irá deter uma participação de 50% no parque solar da Prosolia em Santiago do Cacém, que será, então, um dos maiores da Europa, com uma capacidade de gerar mais de 1,14 GW.
De acordo com a informação avançada, este projeto já está em fase de estudos de impacto ambiental. O projeto de Santiago do Cacém também poderá acolher um parque de baterias de iões de lítio de 257 megawatts (MW) para armazenar energia, mas ressalvou ser ainda “prematuro” avaliar exatamente o investimento adicional que implicaria.
Fonte: Jornal de Negócios