No âmbito das comemorações dos 60 anos da descoberta da Gruta do Escoural, que se assinalam este ano, vai realizar-se, no próximo fim de semana (dias 22 e 23 de abril), o “2.º encontro de arte rupestre do Escoural”, uma iniciativa integrada na 2.ª edição das Festas da Esteva.
Segundo a Tribuna Alentejo, e de acordo com o comunicado da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, foi há mais de 17 mil anos que se realizou o “1.º encontro de arte rupestre do Escoural”, altura em que foram pintadas as paredes da gruta, reproduzindo cenas do quotidiano e do ambiente. Estas pinturas “são consideradas uma das mais antigas manifestações artísticas” existentes na Península Ibérica e “revelam a criatividade e sensibilidade” daqueles que foram os primeiros habitantes da região.
O objetivo deste encontro de arte rupestre na Gruta do Escoural, é recriar esse primeiro encontro, que aconteceu há milhares de anos, com artistas urbanos que, através da técnica do graffiti, vão fazer uma pintura mural diretamente inspirada pelas pinturas rupestres da gruta.
O mural mostrará como a arte rupestre da época e a arte urbana de hoje se entrelaçam como duas formas de expressão artística que usam o espaço público como sua tela e refletem a cultura e a identidade de seus autores.
Assim, o evento assume-se como uma “oportunidade de valorização do património cultural e artístico da região”, ao mesmo tempo que promove o diálogo sobre o passado, as diferentes épocas e os vários estilos artísticos.
O encontro contará com vários artistas conhecidos como Jope, Klit, Mosaik, Acer, Bray Bonus, MarFrame01 Fraude Eko e Ram, com curadoria do artista paroquial Robert Panda.
A Festa da Esteva, que se realizou pela primeira vez no ano passado, é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, e prevê três dias de iniciativas relacionadas com a música, cultura, arte e gastronomia da região alentejana.
Fonte: Tribuna Alentejo