Vila Viçosa, 13 de junho de 2024- A Procissão de Santo António voltou a sair à rua em Vila Viçosa, esta quarta-feira, depois de mais de 20 anos sem que tal tenha acontecido.
A recuperação desta tradição, que outrora teve grande expressão nesta Vila pela forma como os Santos Populares aqui eram comemorados, surgiu através da iniciativa da associação Alegres do olival, uma das associações recreativas do concelho, e da paróquia de São Bartolomeu.
A iniciativa contou também com o apoio do Município de Vila Viçosa. Tiago Salgueiro, Vice-Presidente da Autarquia, esteve presente e em declarações à Rádio campanário sublinhou a importância do momento referindo “o reforço da identidade calipolense é fundamental e todas estas iniciativas contam para isso “ enaltecendo, mais uma vez, a dinâmica do Associativismo no concelho.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa relembra “as comemorações do santo António de antigamente , numa atividade que envolvia toda a comunidade” expressando um louvor à Associação Alegres do olival pela atitude de recuperar esta tradição considerando “tudo o que tem a ver com a nossa história, cultura, património, é um reforço da identidade calipolense e que deve ser preservado.”
Tiago Salgueiro sublinha ainda que ” para além de valorizarmos o património edificado que temos, é importante celebrar com as pessoas , unir a comunidade” garantindo que tudo isto é muito importante para elevar ainda mais Vila Viçosa no processo de candidatura a Património Mundial da Unesco.