Base em mármore de Estremoz tem inscrita a expressão “Temos Mãe!” que o Santo Padre usou em 2017 na canonização de Francisco e Jacinta
O Santuário de Fátima ofereceu ao Papa Francisco um coração-relicário montado sobre uma pedra de mármore de Estremoz com a inscrição “Temos Mãe!”, expressão que o Santo Padre proclamou em 2017 quando se deslocou ao Recinto de Oração para a canonização de Francisco e Jacinta Marto.
Da autoria de Sílvia Patrício, a peça, em bronze e com folha de ouro de lei e folha de prata de lei, representa um coração orgânico ladeado de rosas e espinhos, “como é próprio da linguagem mariana”.
Na parte superior do coração, a veia cava e a aorta formam uma coroa representando o fluxo de entrada e saída do sangue que “remete para o momento da visita de Sua Santidade”, refere a artista na Memória Descritiva da peça.
No interior está inscrita a cruz do Papa, símbolo do pastor que cuida das suas ovelhas, bem como duas abelhas, que recordam os cuidados dos dias de hoje com o planeta e a humanidade.
O coração-relicário é lacrado por uma janela em lupa, “criando um ambiente interno que evoca a água, representando a vida onde tudo começa, onde tudo acontece e se multiplica”, segundo o documento.
O tratamento a azul dado à lupa “convida a olhar o céu, num gesto de reflexão”, acrescenta Sílvia Patrício, referindo que também o coração de Maria “recebeu Cristo no seu interior, ali figurado a partir da cruz no modelo da cruz peitoral do Papa Francisco”.
No coração encontram-se ainda três abelhas, numa alusão aos Pastorinhos de Fátima: como Maria, Lúcia, Francisco e Jacinta transformaram os seus corações em relicários “para guardarem a mensagem do Evangelho”, fazendo-a chegar a toda a terra, a partir de Fátima.