11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

São Lourenço do Barrocal: de um simples monte no Alentejo a um dos melhores hóteis do mundo

NIT

“Um passeio matinal por esta propriedade de 780 hectares no Alentejo é uma viagem sensorial no tempo.” Foram estas as palavras que a “Condé Nast Traveler” usou, segunfo o NIT, para descrever o alojamento São Lourenço do Barrocal, localizado no concelho de Reguengos de Monsaraz. A descrição consta da “lista de ouro” dos melhores hotéis e resorts do mundo que tem mesmo de conhecer em 2023, segundo a da publicação.

De acordo com o NIT, com base na opinião dos editores, partilharam com os leitores os seus lugares favoritos para ficarem hospedados. De todos os alojamentos e unidades hoteleiras, apenas um deles fica em Portugal, e tem como nome “São Lourenço do Barrocal”. “O facto de sermos o único hotel português nesta listagem dos melhores do mundo é motivo de orgulho. Encaramos esta distinção com a humildade de quem nunca dá o trabalho por concluído. Conseguimos sempre ser melhor e fazer mais”, referiu ao NIT, Diogo Lopes, responsável de marketing do hotel. 

Este hotel combina o luxo e a ruralidade, erguendo-se numa colina do concelho de Reguengos de Monsaraz. A herdade onde o hotel está inserido, conta com 780 hectares e é propriedade da mesma família há mais de 200 anos, é no monte que tem “o seu coração funcional e social”.

Segundo o NIT, visitar São Lourenço do Barrocal é como fazer uma viagem no tempo, uma vez que este monte no Alentejo tem remonta ao período neolítico, quando era local de paragem para tribos sedentárias. Por estas terras passaram romanos, árabes e, no século XIX, acabou por se transformar numa pequena aldeia agrícola onde viviam cerca de 50 pessoas.

No ano de 2014, apenas restavam ruínas de um autêntico livro de história que não podia ler através de palavras mas sim através da sua paisagem. Foi nesta altura que José António Uva começou as obras para reconstruir a propriedade que está na sua família há mais de dois séculos.

José António Uva fez renascer o monte com a ajuda do arquiteto Eduardo Souto de Moura. O São Lourenço do Barrocal, o primeiro complexo turístico do concelho de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva e abriu as suas portas a 18 de março de 2016.

“Muita coisa mudou. Crescemos enquanto equipa, tanto em número como em experiência. Criámos novas parcerias com especialistas locais no desenvolvimento de atividades para os nossos hóspedes e criámos novos programas que ligam a experiência do hóspede com a cultura, história e natureza tanto do Alentejo como do Barrocal”, referiu em declarações ao NIT.

Neste hotel, os hóspedes podem ter uma verdadeira experiência de apicultura, fazer provas de vinhos, participar em workshops de Arranjos Florais ou de Olaria e até mesmo fazer passeios etnobotânicos.

Mais do que oferecer estadias, o São Lourenço do Barrocal produz vinho, azeite, carne, vegetais, fruta, ervas aromáticas e até cereais.

Segundo o NIT, o hotel dispõe de 40 unidades de alojamento, divididas em 22 quartos, 16 casas e duas suites. O preço médio por noite varia consoante a altura do ano, mas começam nos 550€ para quartos e 1200€ para casas, com pequeno-almoço incluído. 

 

Leia a notícia completa em: NIT

Populares