São Romão (Vila Viçosa) voltou a cumprir a tradição, com a realização do Baile dos Mancebos para apresentação à sociedade dos jovens da localidade nascidos no ano 2000.
Em declarações à Rádio Campanário, Beatriz Lagareiro, representante da Comissão dos Mancebos 2018, afirma que “que dá trabalho”, mas que compensa.
São Romão surge como “a única aldeia” nas redondezas que “continua a cumprir a tradição” de realização de um baile para apresentação à sociedade dos jovens que atingiram a idade adulta, representando a “integração desses jovens na sociedade adulta”.
No presente ano, 10 jovens da primeira geração do milénio, celebraram este marco das suas vidas, sendo 5 rapazes e 5 raparigas.
O evento tem evoluído “ao longo dos anos”, sendo que no seu início a escolha da roupa era individual e presentemente os vetsidos são idealizads pelas participantes e idênticos. “São feitos à mão” pela mesma costureira, são originais e “marcam a diferença”, explica.
Questionada se a realização do baile lhes proporcionara algum sentimento diferente face à sociedade, diz ser ainda cedo para o dizer, mas que quando terminaram de “de decorar a casa do povo” sentiram ter “cumprido a tradição em si”.
{gallery}saoromao_baile_mancebos_jan17{/gallery}