Já foram inaugurados os balcões do SNS24 na Aldeia da Luz e Granja. Para Sara Correia, presidente da Junta de Freguesia da Luz, explicou á Rádio Campanário que a ideia do balcão surgiu após um contacto com a Administração Regional De Saúde (ARS) do Alentejo para reivindicação de melhores cuidados de saúde. “Com a falta de médicos, as freguesias ficam ainda mais prejudicadas”, afirmou, acrescentando que “a presidente da ARS tinha já preparada a apresentação dos balcões”.
Mas a presidente da Junta não tem ilusões: “Estes balcões não são a solução para os nossos problemas, mas nós agradecemos qualquer melhoria em relação à situação que está”.
Os balcões vão proporcionar de serviços como teleconsultas, avaliação de exames ou prescrição de medicação, algo que Sara Correia defende que “fará a diferença”, numa triagem inicial.
Também Felizardo Aranha, presidente da Junta de Freguesia de Granja, exulta a criação deste serviço: “Já somos poucos e com alguma idade, sem condições para deslocações a consultas, pelo que este balcão poderá ser útil à população”.
Ambas as juntas de freguesias têm já pessoal pronto a apoiar os que tiverem mais dificuldades com as novas tecnologias, sendo que as marcações podem ser feitas na Junta.
Os casos mais complexos são depois reencaminhados para unidades de saúde.
A assinatura dos protocolos decorreu esta quarta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mourão, tendo contado com a presença do presidente da autarquia, João Fortes, a presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Maria Filomena Mendes, e o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro.