A EMA, Agência Europeia do Medicamento, garantiu que a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 é segura e eficaz. Assim sendo, Portugal vai retomar a vacinação com
este fármaco já na próxima semana. No entanto, há algo que deve ter em atenção: se recusar ser vacinado com a AstraZeneca, perde a vez e fica no fim da lista de espera.
Segundo o jornal “Público”, Henrique Gouveia e Melo, vice-almirante e coordenador da task force para o plano nacional de vacinação, avançou que mesmo na última fase da mesma, não há garantia de que seja vacinado com outra versão. Logo, essas pessoas serão imunizadas com a vacina que estiver disponível.
“O princípio no processo de vacinação é a não escolha da vacina, porque as vacinas aprovadas são igualmente boas e seguras”, explica o coordenador.
Em adição, José Luís Biscaia, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, diz à mesma publicação: “Explicamos que vão ter que ficar à espera ou a aguardar que mude a regra da atribuição. Já tivemos médicos e médicos dentistas, por exemplo, a recusar-se, mas a regra é simples: não dá para escolher. Seria ingerível. Se as pessoas não aceitam a regra, e têm esse direito, vão ter que esperar. Serão vacinadas no Verão ou depois do Verão”.
Créditos de imagem: SIC Notícias