O circuito “Florbeliano” alarga a oferta turística de Vila Viçosa e dá o mote para a abertura da primeira edição do Festival LiterÁREA, uma organização da Entidade Regional de Turismo que ambiciona descobrir o Alentejo e Ribatejo através da literatura. Decorre entre esta sexta-feira e domingo, cruzando um total de 19 roteiros em outros tantos concelhos da região. Estarão presentes 40 escritores.
A aposta inequívoca de Vila Viçosa em Florbela é explicada pelo vice-presidente da autarquia, Tiago Passão Salgueiro, com o facto da procura ter aumentado em torno da vivência da poetisa “no Alentejo e em Vila Viçosa”.
O autarca enfatiza a dimensão de Florbela Espanca no contexto lusófono, sobretudo no Brasil, onde há cerca de 300 a 400 dissertações de mestrado e teses de doutoramento. “Esta proporção é muito significativa e faz com que muitos brasileiros queiram saber mais sobre o que foi a vivência de Florbela em Vila Viçosa”.
Tiago Passão Salgueiro destaca ainda a aposta na criação do circuito “Florbeliano” com vista à “valorização deste segmento de mercado”, conjugando o roteiro em torno de Florbela Espanca com outros elementos patrimoniais de Vila Viçosa.
O LiterÁREA aponta à união entre a literatura e o turismo, puxando pela “riqueza cultural, patrimonial e gastronómica”, segundo revelou à Rádio Campanário o presidente da Entidade Regional de Turismo, José Santos, anunciando a participação de mais de 40 escritores e convidados.
O mesmo responsável destaca o turismo literário como uma forma de “atrair visitantes e dar um impulso à economia” dos 19 concelhos que vão receber os roteiros literários, que vão perdurar todo o ano integrados em rede.
“Através da literatura nós conseguimos descobrir os lugares, contar as histórias, tocar o património, a gastronomia”, refere, avançando que além da divulgação de livros, sessões de contos, oficinas criativas, visitas guiadas e a promoção de tertúlias, a iniciativa envolve dez hotéis para “ler devagar”. Ou seja, as unidades hoteleiras vão colocar livros o dispor dos seus hóspedes.
Além da abertura ter lugar em Vila Viçosa, o LiterÁREA vai percorer a Azinhaga, Beja, Cabrela, Évora, Galveias, Montemor-o-Novo, Monforte, Moura, Santiago do Cacém, Portalegre, Santarém, Sines e Souse. Os participantes poderão interagir com autores de renome como Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Ondjaki ou Isabel Lucas, entre outros.
A programação completa está disponível em www.literareafestival.com