Centeio, trigo, aveia e cevada, são os cereais que já estão a ser afetados pela seca, devido às elevadas temperaturas e escassa precipitação no mês de Maio, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Por todo o Alentejo a campanha de regadio tem vindo a ser afetada obrigando à redução das áreas das culturas de primavera/verão, excetuando a batata de regadio e o tomate, em que a área será sensivelmente idêntica à da campanha passada.
Nas culturas cerealíferas de outono/inverno, o calor e o défice de humidade do solo afetaram negativamente a produção, quer sob o aspeto quantitativo, quer qualitativo, prevendo-se a redução generalizada dos rendimentos unitários das culturas de centeio, cevada, trigo mole, trigo duro, tricalhe e aveia.
No final de Maio a percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, diminuiu na região Centro e Sul do país, face aos valores do final de abril, afetando a campanha de regadio na região alentejana.
As altas temperaturas e escassa precipitação em abril, anteciparam a conclusão do ciclo vegetativo e provocaram uma quebra na produção de matéria verde.
Contudo, as estatísticas apontam para um bom ano nas fruteiras, prevendo-se um considerável aumento na produtividade da cereja, e no pêssego são esperados um aumento de 15% na produção.