Numa altura, em que o país está em alerta para o problema da seca que atinge Portugal, as verdadeiras preocupações não se dirigem apenas para a agricultura, para a pastorícia e pecuária, existindo também uma grande preocupação também com o facto deste problema poder vir a agravar o risco de incêndio no distrito de Beja, conforme manifestou o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, Domingos Fabela à Planície.
Para este responsável “Os bombeiros são os arautos desta problemática na ajuda às populações. As previsões meteorológicas levam-nos para uma situação desastrosa a nível da agricultura, pastorícia e pecuária”.
Ainda assim e apesar da preocupação, na região de Beja, conforme refere, a situação está salvaguardada: “Felizmente na nossa região, salvaguardando algumas situações dramáticas, temos a sorte de ter o Alqueva que nos vai permitindo sobreviver sem grandes sobressaltos em termos de abastecimento de água às populações”.
O Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja não deixou no entanto de referir que “existe uma preocupação acrescida com o início da época de incêndios que prematuramente se está a despoletar. “
O responsável alertou ainda para a importância da “Poupança de água e ter atenção aos trabalhos agrícolas para não despoletarem incêndios com maquinaria agrícola porque está tudo seco”, garantindo que os Bombeiros estão em condições de dar uma resposta eficaz.
Fonte: Planície