Os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, e da Agricultura , Maria do Céu Antunes, adiantaram esta sexta-feira que o sul do país está em seca extrema e severa, e no final de uma reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca anunciaram que se mantém as medidas para poupar água.
Os Governantes anunciaram ainda a suspensão de novas estufas no sudoeste alentejano.
Nesta reunião foram tomadas ou mantidas medidas para a região sul, Alentejo e Algarve, uma delas a de, na zona do Mira, interditar novas instalações de culturas permanentes e de “estufas e afins”.
A Ministra da Agricultura e da Alimentação reaçou que “este é um período difícil” acrescentando que estamos “com uma situação que já se faz antever de muito difícil”
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), referentes a 15 de abril, 18,6% do país está já em seca severa e que 10,1% encontra-se em seca extrema.
Maria do Céu Antunes referiu-se ainda aos aproveitamentos hidroagrícolas de Campilhas e Alto Sado (que inclui Campilhas, Fonte Cerne, Monte Gato e Monte da Rocha), que estão “em situação mais difícil, com um plano de contingência” que pode levar nalguns casos à interdição do uso de água para rega.
Leia a notícia completa em SIC Notícias