O mês de setembro de 2023 em Portugal continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação .
Os dados constam do Boletim Climatológico referente a setembro e agora divulgado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
De acordo com os dados agora revelados , no final de setembro verificou-se uma diminuição da área e intensidade da seca meteorológica no território do continente assim como um aumento dos valores de percentagem de água no solo nas regiões do litoral Norte e em grande parte da região Centro.
Nas restantes regiões houve uma diminuição sendo de salientar a região Nordeste, o vale do Tejo e do Sado, o Baixo Alentejo e o Algarve com valores muito baixos de percentagem de água no solo (inferiores a 10 %) e com muitos locais ao nível do ponto de emurchecimento permanente.
De acordo com o índice PDSI , no final de setembro, verificou-se uma diminuição da área e da intensidade da seca meteorológica em todo o território do continente.
Toda a região Norte e grande parte da região Centro (distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e alguns locais de Castelo Branco) que já não estão em seca meteorológica; por outro lado, a Região de Lisboa e vale do Tejo encontram-se nas classes de seca fraca a severa registando-se igualmente a Classe de seca severa em alguns locais dos distritos de Évora, Setúbal, Beja e Faro.
Em termos de distribuição percentual por classes do índice PDSI no território continental, no final de setembro verificava-se:0.3 % na classe chuva fraca, 44.8 % na classe normal, 11.3 % em seca fraca, 26.6 % em seca moderada e17.0 % em seca severa.