12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Seca: Situação agravou-se em abril e chegou a 89% do território!

De acordo com o índice de seca PDSI, verificou-se um aumento significativo da área e da intensidade em seca meteorológica; destaca-se a região Nordeste na classe de seca moderada e na região sul os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro nas classes de seca severa a extrema. No final de abril 89 % do território estava em seca, com 34 % nas classes de seca severa e extrema.

De acordo com os dados avançados pelo IPMA, no Boletim Climatológico de Abril. verificou-se uma diminuiçãomuito significativa da percentagem de água no solo em todo o território. Destacam-se as regiões do Nordeste Transmontano, o vale do Tejo e o Baixo Alentejo e Algarve com valores de percentagem de água no solo inferiores a 10 % e com alguns locais já ao nível do ponto de emurchecimento permanente. Neste ultimo mês a conjugação da persistência de valores de precipitação muito inferiores ao normal e de valores de temperatura muito acima do normal, em particular da temperatura máxima, teve como consequência a ocorrência de valores altos de evapotranspiração e valores significativos de défice de humidade do solo originando um agravamento significativo da situação de seca meteorológica.

De acordo com o índice PDSI3 , no final de abril, verificou-se um aumento significativo da área em seca meteorológica,que já abrange quase todo o território, assim como da sua intensidade. Destaca-se a região Nordeste na classe de seca moderada e na região sul os distritos de Setúbal, Évora, Bejae Faro nas classes de seca severa a extrema. Desta forma a distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte:10.8 % normal, 22.0 % seca fraca, 33.2 % em seca moderada,19.9 % em seca severa e 14.1 em seca extrema.

Populares