O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, esteve na manhã de sexta-feira, 9 de Junho, em Évora para a inauguração oficial das instalações da Unidade de Saúde Familiar Sol (USF).
A Unidade é composta por 5 médicos, 5 enfermeiros e 4 administrativos, com autonomia funcional e técnica, que presta cuidados de saúde primários personalizados, anteriormente era composta por serviços administrativos, os quais foram realocados para que o edifício ficasse totalmente dedicado aos cuidados primários.
A Rádio Campanário esteve á conversa com o Secretário de Estado, Manuel Delgado, que começou por classificar como “excelentes instalações” e como “uma USF perfeita”.
“Todos os cidadãos desta região têm médico de família”, destacou Manuel Delgado , acrescentado que “depende do lado de dentro do SNS (Serviço Nacional de Saúde) conseguirmos montar as respostas adequadas”.
A Unidade já estava em funcionamento no edifício, tendo sido agora inaugurada com a sua total disponibilidade e organização do espaço, no qual “foram criadas todas as condições” para a total operacionalidade do edifício, focando-se nos cuidados de saúde primários.
José Robalo, Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, começou por referir que receberam á 4 anos a proposta de criação desta USF, da qual reconhece que “não tínhamos condições para os alojar”, do qual refere que se encontravam “num corredor” situado no piso inferior.
O Presidente da ARS Alentejo indicou a necessidade de mover deslocação dos serviços administrativos do edifício, mencionando que a intenção era “deixar este edifício só para a prestação de cuidados”.
“Finalmente, ao fim de 4 anos conseguimos realocar esta USF”, acrescentou José Robalo, mencionando a colaboração “muito próxima” com os profissionais da USF, do qual destaca a “proximidade” no sentido de “se concretizar aquilo que nós achávamos que era justo para bem das pessoas e dos profissionais”.
{gallery}evora_USF_Sol{/gallery}