O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) levou a cabo, ontem, uma operação de fiscalização em diversos estaleiros de obra na zona do Alandroal e Juromenha, onde decorre a construção da linha férrea entre Évora e Elvas.
Em comunicado, o SEF refere que a operação ‘Dust to Dust’ contou com o apoio da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Segurança Social (SS) e que foram identificados 71 cidadãos, dos quais 24 de nacionalidade estrangeira, “No que diz respeito à situação documental dos cidadãos estrangeiros, não foram detetadas irregularidades”.
“No terreno foi possível identificar e aferir a regularidade da permanência dos cidadãos estrangeiros bem como identificar as empresas prestadoras de serviços”, explica o SEF.
A operação ‘Dust to Dust’ teve como principal objetivo o combate ao crime de tráfico de pessoas na vertente de exploração laboral, integrado numa ‘JAD – Joint Action Day – Labour Exploitation’, “uma ação conjunta prevista para esta semana, em todos os Estados Membros da União Europeia, sob a coordenação da Europol”.
No total, participaram nesta operação 17 inspetores do SEF, bem como elementos da ACT e da Segurança Social.