O Instituto da Segurança Social expandiu de forma massiva o seu canal de vídeo-atendimento. Desde o início desta semana, e após uma experiência-piloto iniciada em janeiro e que funcionou em 9 balcões de atendimento de 4 distritos, este canal passou a contar com uma rede de 67 balcões espalhados por todos os distritos do país, com capacidade para fazer mais de 15 mil atendimentos por mês.
Este canal de atendimento, que se constitui como uma alternativa ao atendimento presencial, permite aos cidadãos e empresas serem atendidos na data e hora previamente agendadas sem terem de fazer deslocações e sem terem de permanecer em filas de espera.
Esta iniciativa surgiu da necessidade de aumentar a capacidade de resposta da Segurança Social e reduzir o tempo para marcação nos serviços de atendimento com maiores tempos de espera, canalizando para o vídeo-atendimento os cidadãos e empresas que pretendessem realizar um atendimento presencial, mas que se encontravam em locais onde essas marcações eram mais demoradas.
Durante as experiências piloto foram realizados mais de 7.200 atendimentos através de videoconferência, o que permitiu reduzir em 11 dias o tempo de espera nos locais de maior procura por atendimento presencial. A maioria dos atendimentos foi realizada nos 2 a 3 dias seguintes ao pedido de marcação.
Perante a avaliação positiva desta nova modalidade e a integração de novas funcionalidades, o Instituto da Segurança Social passa a disponibilizar esta nova forma de atendimento de forma mais abrangente e para a generalidade dos serviços realizados em qualquer balcão presencial, com a exceção de pagamentos.
A marcação do vídeo-atendimento pode ser feita através do portal de marcações SIGA em https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ ou através da Linha Segurança Social (210 545 400 ou 300 502 502, dias úteis, das 9h00 às 18h00).
Ao fazer a marcação para vídeo-atendimento o cidadão recebe no seu email uma mensagem com as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e o link para cancelamento se não puder comparecer. Para aceder ao vídeo-atendimento nas melhores condições deve usar computador ou portátil, com câmara frontal, altifalante e microfone.
Com este passo, o Instituto da Segurança Social consolida este novo canal de atendimento e firma a sua determinação na procura de soluções orientadas às necessidades das pessoas, de fácil acesso, grande proximidade e maior disponibilidade, sendo este igualmente um instrumento para uma gestão mais eficiente dos recursos da Segurança Social.