O Comando Territorial de Beja, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Aljustrel, no dia 8 de janeiro, deteve seis homens e três mulheres, com idades compreendidas entre 21 e 44 anos, por furto de azeitona, no concelho de Aljustrel.
No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram três suspeitos a realizar colheita e recolha de azeitona, sem que para tal se encontrassem autorizados pelo proprietário. No seguimento das diligências policiais, foi possível apreender o seguinte material:
- 500 quilos de azeitona;
- 50 euros em numerário;
- Duas viaturas;
- Diverso material relacionado com a colheita e recolha de azeitona do solo.
Os nove detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Aljustrel.
No seguimento da ação policial foram ainda constituídos arguidos dois homens de 22 e 23 anos, por suspeita do crime de recetação.
A GNR relembra que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património.
No âmbito da operação “Campo Seguro 2022”, a GNR leva a cabo ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto de propriedades/explorações agrícolas, bem como de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas.