A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza voltou a reconhecer a excelência da água das praias do concelho de Sines.
Em 2020, a associação ambientalista classificou 381 praias portuguesas como “Praias de Ouro”, contando-se entre elas seis praias do concelho de Sines: Vasco da Gama, São Torpes, Morgavel, Vale Figueiros / Vieirinha, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro.
Em 2020, para serem consideradas de “ouro” as praias tiveram novamente de respeitar um conjunto de critérios de qualidade da água balnear.
O primeiro critério é ter tido uma qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares, de 2015 a 2019.
O segundo critério é que todas as análises realizadas na última época balnear (2019) tenham apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.
Para poderem ser de ouro em 2020, também não pode ter ocorrido nas praias, em 2019, qualquer tipo de ocorrência / aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
A informação utilizada nesta avaliação foi a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Recorde-se que esta é a segunda distinção de qualidade das praias de Sines à entrada da época balnear de 2020, depois de já terem sido atribuídas Bandeiras Azuis da Europa a cinco praias do concelho: Vasco da Gama, São Torpes, Vale Figueiros / Vieirinha, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro.