Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público à distância em Portugal.
Qualquer pessoa, com idade mínima de 21 anos, desde que já tenha trabalhado e tenha descontos, ou com mais de 23 anos, pode candidatar-se. Esta Instituição tem contudo a particularidade de não ter limite de idade para a sua frequência. Pela sua vocação e natureza, ensino à distància, esta Universidade dispõe das mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas.
Com um pólo situado no Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, esta Universidade tem concretizado ao longo dos anos muitos sonhos, especialmente daqueles que por força da idade tinham “vergonha” de ir mais longe e investir no seu conhecimento e aprofundar competências.
A UAB destaca-se ainda por permitir aos seus “alunos” fazer os seus cursos de acordo com a sua disponibilidade e onde os próprios são donos e senhores do seu tempo. As condições de admissão a esta Universidade são ainda desconhecidas da maior parte da comunidade existindo mesmo um estéreotipo de que esta Universidade é igual a uma UniversidadeSénior, o que não corresponde de todo à verdade.
Daniela Esteves, acompanhada de mais três colegas, uma delas Calipolense, fazem parte da Associação Académica da Universidade Aberta e estiveram recentemente em Vila Viçosa para apresentarem o projeto “conhecer a Universidade Aberta” que, como o próprio nome indica, visa acima de tudo promover e divulgar esta Instituição de ensino.
O Quartel dos Bombeiros de Vila Viçosa foi o local escolhido para esta apresentação mas a Associação pretende chegar a outras franjas da sociedade.
Em entrevista à Rádio Campanário, a porta voz do Grupo explicou que esta ação “pretendeu que os Bombeiros saibam que existem meios à sua disposição para se capacitação profissional e pessoalmente” evidenciando que, muitas vezes, as pessoas deixaram de estudar há muito tempo e pensam que já estão “velhas” para o voltarem a fazer.
Daniela Esteves classifica a Universidade Aberta como Global, resiliente e muito inclusiva porque apesar de ter a sua localização (sede) em Lisboa vai muito além dessa do centro do País e muito além de Portugal.
A UAB dispões de micro-credenciais, Licenciaturas, aprendizagem ao longo da vida, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutoramento nas mais diferentes áreas ( consulte toda a informação em https://portal.uab.pt/.O próprio custo de propinas também é menor ao que em norma se verifica nas restantes universidades.
A representante da Universidade Aberta salienta ainda que, com este projeto, este grupo quer acima de tudo incentivar a comunidade a conhecer a Universidade Aberta mostrando que “nunca é tarde para aprender”.
Investir na sua formação, na aprendizagem de outras áreas e no densenvolvimento cognitivo pode fazer a diferença no seu futuro. A Universidade Aberta está ao alcance de todos…basta ter vontade!
Com mais de três décadas de história, é nos dias de hoje reconhecida pelas oportunidades que potencia, um reconhecimento que lhe valeu uma condecoração com Membro Honorário do Mérito pelo Presidente da República em 29 de novembro de 2018 (Diário da República).
Oiça aqui a entrevista na íntegra: