12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Semana Europeia da Mobilidade 2023: Alentejo participa com 12 Municípios!


Semana Europeia da Mobilidade 2023
: Alentejjo participa com 12 Municípios!

Tem início amanhã, dia 16 de setembro, a edição de 2023 da Semana Europeia da Mobilidade, encerrandocom o Dia Europeu Sem Carros a 22 de setembro.

À data, esta edição conta com a participação de 41 países, respetivamente com a adesão de 2631 localidades. Portugal tem já registados 112 municípios participantes.

No Alentejo são 12 os participantes: Alter do Chão, Avis, Castro verde, Évora, Ferreira do Alentejo, Gavião, Mourão,Ponte de Sor, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa.

Este ano, sob o tema “Eficiência Energética” e com o slogan promocional “Combina e Move-te” os vários municípios participantes desenvolvem os seus programas de ação. Mais informação disponível aqui.

A Agência Portuguesa do Ambiente, entidade promotora e coordenadora nacional desta campanha, disponibiliza aqui informação e documentação atualizada.

Esta campanha europeia promove a mudança de comportamentos a favor da mobilidade ativa, dos transportes públicos e de outras soluções de transporte limpas e inteligentes e é uma ótima oportunidade para propor alternativas sustentáveis aos europeus, explicar os desafios com que se confrontam as cidades e vilas para induzir uma mudança de atitudes e dar um passo em frente na implementação de uma política de transportes mais sustentável na Europa.

Com uma crescente participação e envolvimento das cidades, esta campanha é cada vez mais reconhecida como uma força motriz da mobilidade urbana sustentável na Europa e não só.

Uma maior eficiência energética resulta numa redução de emissões! A redução do consumo de energia está em conformidade com os objetivos gerais da Semana Europeia da Mobilidade:

• encorajar a mobilidade sustentável

• fomentar o transporte ativo

• criar cidades acolhedoras

A ação coletiva é de extrema importância para uma redução da utilização de energia com um impacte positivo nas reservas de combustível. Os nossos hábitos e as nossas escolhas, em termos de mobilidade, podem também contribuir fortemente para estes esforços coletivos.

Populares