12.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Semana trágica nos lares das Misericórdias: morreram “134 pessoas por covid 19” diz Pres. da União das Misericórdias Portuguesas

Nos últimos sete dias morreram mais de 130 idosos nos lares das Misericórdias por causa de covid-19, segundo a União das Misericórdias Portuguesas, que adianta ainda ter sido esta a semana em que morreram mais residentes desde o início da pandemia.

Segundo o Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, desde dia 01 de janeiro, sexta-feira, até hoje (8) morreram 134 pessoas por covid-19 nas estruturas residenciais para idosos das Santas Casas da Misericórdia do país.

“Foi a semana em que morreu mais gente, mas foi também a semana em que fizemos mais testes”, adiantou o responsável, acrescentando que foram realizados 16.892 testes ao novo coronavírus entre os utentes e funcionários dos lares.

De acordo com a notícia avançada pelo Diário de Notícias, nestes sete dias, há também a registar cerca de 13.500 casos ativos, entre funcionários e idosos, sendo que, de acordo com o responsável, a proporcionalidade é de 60% de casos entre os idosos e 40% entre trabalhadores, já que há a registar 5.100 casos ativos entre funcionários. O presidente da UMP sublinhou, no entanto, que a maioria das pessoas idosas, “mais de 90%”, está assintomática.

Manuel Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas adiantou ainda que o número de mortes a registar, desde fevereiro de 2020, é de 775, um número que representará cerca de 10% do total de óbitos sublinhando que, em sua opinião, “trata-se de um número “normal baixo”, tendo em conta que não há registo de gripes, apesar de continuar a ser “um número que preocupa em absoluto”.

“Olhando para a tragédia global, os nossos números são muito honrosos, cuidamos bem das nossas pessoas”, acrescentou o responsável.

 

Populares