Foram lançadas à terra as sementes de árvores sobreviventes aos bombardeamentos de 1945, oferecidas à cidade de Évora, pela cidade de Hiroshima como mensagem de paz e de esperança.
A cerimónia teve lugar esta sexta-feira, dia 29 de junho, no Jardim Público de Évora, onde as sementes foram depositadas sob uma estrutura de proteção que representa a “Cúpula da Bomba Atómica” de Hiroshima, edifício atingido pela bomba nuclear que se manteve inalterado em memória das vítimas, como se pode ler na placa informativa.
As sementes são referentes às espécies Cânfora (Cinnamomum camphor) e Kurogane Azevinho (Ilex Rotunda).
No recinto da Feira de S. João, a decorrer até ao dia 1 de julho, está patente uma exposição temática organizada no âmbito da iniciativa Évora pela Paz.
Recorde-se que em agosto de 1945, a cidade japonesa de Hirsohima foi bombardeada com uma bomba atómica, pelos Estados Unidos da América, resultando na morte de mais de 250 mil pessoas, e no arrasamento dos solos pela radiação.
Contrariando as expetativas, nos anos seguintes brotaram rebentos e folhas dos troncos carbonizados, cujas sementes se tornaram símbolos da paz, e desde então têm sido distribuídas por todo o mundo, como exemplo de coragem e esperança, no âmbito da Mayors of Peace (fundada em 1982).
Segundo informações da cidade de Hirsohima, existem atualmente 170 Hibaku Jumoku – árvores sobreviventes de 32 espécies distintas.
{gallery}Evora_Hiroshima{/gallery}