O Município de Arraiolos está a proceder à requalificação do antigo cineteatro da vila, num investimento superior a 1 milhão de euros, “financiado no Quadro Comunitário em 765 mil euros”.
Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, em declarações à RC, afirma que a intervenção visa dar melhores respostas ao público e aos artistas, mantendo as atuais funções do equipamento.
Serão feitas melhorias “relativamente às acessibilidades”, permitindo assim a fácil mobilidade de cadeiras de rodas e de carrinhos de bebés.
Também proporcionará melhores condições “aos próprios artistas”, com uma melhoria dos camarins e dos balneários, assim como com a criação de um “espaço para ensaios, que não tinha”. “Sendo o mesmo espaço, vai crescer um bocadinho”, afirma a autarca.
Relativamente à sua capacidade, vai diminuir em “cerca de 100 lugares”, uma vez que os anteriormente existentes não proporcionavam ao público espaço suficiente para a sua comodidade. “As pessoas que são um bocadinho maiores que eu, batiam com os joelhos nas cadeiras da frente”, explica a autarca. Desta forma, o cineteatro ficará com “cerca de 300 lugares sentados”.
Apesar de se verificar esta redução na capacidade do espaço, a Presidente do Município relembra a existência do pavilhão Arraiolos Multiusos, onde poderão decorrer então os eventos em que for “previsível que o número de pessoas seja mais elevado”.
A requalificação deste edifício integrado na Área de Reabilitação Urbana de Arraiolos – Centro Histórico, estender-se-á ao espaço público envolvente e às instalações sanitárias públicas anexas, segundo informações da autarquia.