Vila Viçosa recebeu no passado sábado, dia 10 de março, uma sessão de sensibilização para o cancro da mama, do Projeto Solidário «Ser Mulher».
Este visa a desmistificação e sensibilização para a prevenção da doença, como explica à RC, Lídia Moura, responsável pelo projeto.
“Cancro não é morte, cancro é vida”, declara, registando-se a necessidade de passar a mensagem para que haja um diagnóstico precoce, o que cura 95% dos casos.
Sendo esta uma predisposição com alto índice de incidência, atualmente existe em Portugal 1 caso por cada 8-10 mulheres, o que se traduz em “40 casos por mês”, refere.
A intervenção na sessão por parte de José Pereira, cirurgião de especialidade, direcionou-se para a explanação dos meios de diagnóstico disponíveis e para uma sensibilização para a prevenção, explica.
«Ser Mulher» conta com as palavras e trabalhos de autores e artistas plásticos, que dessa forma passam a mensagem, falando “do cancro sem medos, sem tabus”.
O projeto visa enaltecer a “luta, persistência, cor” da mulher, tendo a sessão contado também com testemunhos, que são “a voz real da esperança e da dor ultrapassada com sucesso”.
{gallery}vv_sermulher{/gallery}