O Trail do Texugo realizou-se no dia 10 de Abril de 2022, na Serra D’Ossa, concelho de Redondo, contando com a participação de cerca de 1000 atletas.
A organização preparou um percurso exigente, técnico e desafiante para todos, mas também uma grande festa, onde o convívio e a socialização estiveram sempre presentes.
Para muitos considerada uma das provas mais exigentes e desafiantes do Circuito Nacional de Trail, o percurso é uma verdadeira aventura, com muitos obstáculos, subidas e descidas muito desafiantes, quilómetros e quilómetros de trilhos, com paisagens maravilhosas.
O muro das lamentações, o trilho do Monge, a subida do Fod@-se e o carrocel de trilhos nos últimos quilómetros da prova, vão ficar durante muito tempo na memoria de todos.
O que vai também ficar na memória de todos os participantes, foi o ambiente em que se viveu esta prova. Uma verdadeira festa do trail, com centenas de pessoas e participantes a celebraram e conviverem, durante horas na zona de meta, e a festa a perlongar-se durante todo o dia. Ninguém ia embora, ninguém arredava pé da zona de meta, todos conviviam e celebravam em conjunto a sua conquista.
A mesa estava sempre posta para receber os atletas e prolongar o convívio. Poucas provas recebem como esta.
A prova inserida nos diversos Circuitos Nacionais de Trail, da Associação Trail Running de Portugal, conseguiu atrair alguns dos melhores atletas nacionais da modalidade.
Ruben Caetano do CPAlcanena Trail, venceu o Speed Trail, 14 kms, tendo terminado na segunda posição, Paulo Martins do G.D.R. São Francisco da Serra e em terceiro lugar, João Paulino, Sport Arronches e Benfica. A vencedora feminina foi Célia Neto, do OPraticante.pt, no segundo lugar ficou Tânia Calisto da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz e no terceiro lugar, Sónia Fidalgo, da Algarviana Team.
No trail Longo, 27 kms, o vencedor veio do Norte, Bruno Silva, da Furfor Running Project, atleta que vai estar no Campeonato do Mundo de Trail na Tailândia, a representar a Seleção Nacional. No segundo posto ficou o padrinho da prova, Tiago Romão da Salomon Caravela e no terceiro posto, Diogo Baena, Clube de Praças da Armada.
Inês Marques, atleta da Salomon Caravela, venceu no setor feminino a prova dos 27 kms, tendo terminado no segundo lugar, Ercília Machado e no terceiro posto, Ana Marinheiro, ADN Mértola.
No ultra Trail, 44 kms, prova com a presença de cerca de 250 participantes, venceu o Pedro Barros, atleta da EDV Viana Trail, mais um atleta da Seleção Nacional de Trail, tendo ficado na segunda posição o seu colega de equipa, Nuno Paiva. No terceiro posto terminou o Marcolino Veríssimo da OCS – Arrábida Trail Team.
No feminino, destaque para o regresso ás vitorias de Sofia Roquete, madrinha da prova, da OCS – Arrábida Trail Team, tendo terminado no segundo lugar, Fátima Buchas da Sharish Gin/Gd Piranhas do Alqueva e no terceiro posto, Sofia Vieira, Clube Desportivo de Espite.