O Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde concedeu a certificação no nível Bom ao Serviço de Oftalmologia, em conformidade com a avaliação das especificações e critérios estabelecidos no Manual de Unidades de Gestão Clínica de Cuidados Hospitalares.
De acordo com a informação avançada pelo Hospital de Évora, trata-se da concretização de um processo no âmbito da estratégia organizacional de qualidade e segurança do HESE. A primeira certificação ocorreu em março de 2016, de acordo com o Programa Nacional de Acreditação em Saúde (PNAS). O Serviço vê agora a renovação desta certificação até novembro de 2024.
Augusto Candeias, Diretor de Serviço, felicita a equipa pelos resultados obtidos e realça a importância destes processos para a valorização e melhoria da qualidade do Serviço, com foco no Utente. “Desde 2016 que o Serviço de Oftalmologia é certificado, o que reflete o investimento e dedicação da equipa neste processo, que constitui uma ação contínua exigente e que obriga a um esforço redobrado de todos. Tendo com conta que a certificação tem como base cinco pilares que englobam questões específicas que são avaliadas in loco, mediante demonstração, e que se referem ao cidadão, como centro do sistema de saúde, à organização da atividade centrada na pessoa, aos profissionais, aos processos de suporte e aos resultados, o processo permite-nos evoluir, registar os pontos fortes e os pontos a melhorar”.
A acreditação é um processo de observação, avaliação e certificação através do qual se reconhece publicamente que uma instituição ou unidade de saúde reúne as condições necessárias e presta serviços e cuidados de saúde de qualidade, baseados na evidência científica e no respeito por padrões de qualidade definidos por entidades de referência e reconhecidos pelo Ministério da Saúde.