A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, através do seu Departamento de Saúde Mental, é o único parceiro do Serviço Nacional de Saúde no Curso de Formação em Métodos Artísticos para Investigação e Intervenção Social, promovido pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Segundo a entidade promotora, o curso tem por objetivo principal “especializar estudantes pós-graduados e profissionais de diversos sectores (abrangendo a intervenção social, a saúde, a educação, a exclusão social, a cultura, a arte e a inovação social), para gerar, analisar e disseminar conhecimento através de métodos da arte e do design”, assim como para intervir em situações nas quais possam contribuir para a melhoria das condições de vida de indivíduos ou populações.
Com o intuito de inovar nas práticas de investigação e de trabalho, os formandos irão cruzar as suas competências no próprio território formativo, encarado como espaço de ensaio.
No caso da ULSBA, conhecendo a missão da instituição e as características da sua população, os formandos aprenderão a selecionar métodos de trabalho de acordo com os problemas e objetivos específicos, tornando as suas “práticas mais sensíveis, atraentes, estimulantes e eficazes”.
No fundo, o grande objetivo deste curso é o de qualificar os participantes, para que estejam preparados para criar oportunidades de investigação ativa e aumentar a capacidade de resposta aos desafios sociais.