Desde 2012 que os distritos de Évora, Beja e Portalegre se encontram sem médicos reumatologistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A rede de referenciação do Ministério da Saúde prevê que existam serviços de reumatologia a uma distância máxima de 100 quilómetros da população.
É um sector crucial na área da saúde, dado o facto de metade da população ser afetada por doenças reumáticas, sendo a principal causa de invalidez, devendo estas ter acesso aos cuidados e beneficiar dos progressos que têm vindo a ser registados na área.
A Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e o Concelho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) celebraram este mês um Protocolo de Cooperação no âmbito da reumatologia.
As consultas terão início em Abril, na Unidade Hospital de Santiago do Cacém, a 80kms de Beja. Este protocolo evitará deslocações dos utentes do Alentejo Litoral às áreas metropolitanas, permitindo uma articulação entre o seu médico de família e o Hospital.