Os Serviços Farmacêuticos da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) ganharam, no passado dia 29 de outubro, uma Menção Honrosa no estudo “Top Farmácia Hospitalar”. Este estudo, de âmbito nacional, realizado pela Ordem dos Farmacêuticos, compara as boas práticas dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares, de unidades de saúde similares, identificando áreas de excelência e oportunidades de melhoria.
De acordo com a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, o estudo foi dividido em três indicadores distintos: Consumo e Preparação de Medicamentos, Atividades Clínicas e Segurança do Doente. Considerando estes indicadores, foram avaliados o número de reconciliações terapêuticas realizadas em cada unidade, as validações de prescrições, as reações adversas a medicamentos reportadas e os ensaios clínicos em curso. Para a primeira edição deste estudo foram convidadas todas as Unidades Locais de Saúde de Portugal Continental e os Hospitais das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Os Serviços Farmacêuticos da ULSAC foram distinguidos com uma Menção Honrosa na categoria de Segurança do Doente.
Luísa Pereira, Diretora dos Serviços Farmacêuticos da ULSAC, referiu que “este prémio é um reconhecimento pela qualidade, rigor e competência que caracterizam toda a equipa dos Serviços Farmacêuticos da ULSAC, sem exceção. Este representa um destaque a nível nacional para os Serviços Farmacêuticos da ULSAC, o que muito nos honra, mas é sobretudo um reforço muito positivo para a Equipa, essencial na mobilização e no “querer fazer ainda melhor!”
Esta iniciativa foi desenvolvida com o apoio técnico da Consultora IQVIA e contou com Alto Patrocínio do Ministério da Saúde.