Elin McCoy, uma autora especializada em vinhos, que colabora na agência “Bloomberg”, destacou sete vinhos alentejanos no artigo que se intitula “Bottles of wine under $25 that taste as if they cost twice that”. Quer isto dizer, garrafas de vinho com preços inferiores a 25 dólares e que Elin considerou terem qualidade duas vezes superior à sua cotação de mercado.
No seu artigo, a autora deu destaque aos vinhos:
– “Rubrica” branco 2019 (Luís Duarte)
– “Cartuxa” branco 2018 (Fundação Eugénio de Almeida)
– “Monte Velho” tinto 2019 (Herdade do Esporão)
– “Herdade dos Grous” tinto 2018 (Herdade dos Grous)
– “Amphora” tinto 2018 (Herdade do Rocim)
– “Herdade de Coelheiros” tinto 2017 (Coelheiros)
– “A Touriga vai Nua” tinto 2019 (Fita Preta).
A especialista faz, ainda, referência, à qualidade dos vinhos que são produzidos no âmbito das práticas sustentáveis do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), realçando os vinhos Coelheiros e Herdade dos Grous.
De acordo com o “Tribuna Alentejo”, Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) explica que: “Os vinhos do Alentejo têm vindo a sobressair nos mercados internacionais e este tipo de distinções que assinalam a qualidade daquilo que produzimos, ao mesmo tempo que realçam a sustentabilidade da sua produção, é para nós um motivo de enorme satisfação” .
O artigo da especialista fez referência a 15 garrafas de vinhos produzidos em Portugal, considerados surpreendentes pela relação qualidade-preço.
A Bloomberg é uma empresa de tecnologia e dados para o mercados financeiros e agência de notícias com sede em Nova York.
Créditos de imagem: Rádio Campanário